Você está visualizando atualmente AS LUTAS PELA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

AS LUTAS PELA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

  • Autor do post:
  • Categoria do post:SOCIAL
 Amados,
Em minha cidade estamos vivendo o momento de lutas com a campanha salarial e para piorar tudo além de estarmos lutando com o governo temos de lutar também com o Sindicato Local que ao invés de andar com a categoria anda agora com o governo… O nome disso todos nós sabemos não é?
Mas quero compartilhar este texto que claro foi feito com base em minha realidade, mas quantos outros municípios não tem enfrentado situações parecidas, não é? O importante é não cruzarmos os braços e lutar sempre!! Paz e Bem!
Saudações companheiros, amigos, colegas de trabalho comunidade em geral, o texto é longo, mas se puderem leiam até o final.
Eu vou começar falando sobre erros. Sabemos que eles acontecem a todo o momento, sendo nós, humanos vamos sim errar algumas vezes e aprender com isso. Mas os erros não podem se tornar uma constante; e infelizmente nosso Município no último ano tem colecionado uma sucessão de erros.
Na área da Educação principalmente, que é onde tenho propriedade para falar, as coisas não vão bem. O método tentativa e erro se tornou a principal prática dessa gestão, e a justificativa de que “estamos errando tentando acertar” não nos convence mais. As escolas estão sendo bombardeadas a cada dia com uma nova informação. Muda-se tudo o tempo todo e “ordens” chegam hoje para que se cumpram amanhã e amanhã no momento de se cumprir eles dizem: -Suspendam.
A Educação não pode caminhar assim, ela é um processo e, como tal, precisa de sequência, constância. Bom… Mas o que dizer de um governo que fecha escolas? Que não valoriza seus educadores?
E quando falo em valorização não estou falando da valorização da Educação como jargão comumente usado por aí. Estou falando em valorização propriamente dita e esta não se resume a salário.
Valorizar os esforços de quem todos os dias sai de casa pra mudar o mundo… Sim! Construir a cidadania de nossas crianças é mudar o mundo.
E algumas dessas pessoas tiram dinheiro do próprio salário para pagar a passagem, pois, não recebem vale transporte integral, elas muitas vezes contribuem financeiramente para a realização de projetos nas escolas e até mesmo para comprar materiais faltosos. Corrijam-me se eu estiver errada.
Assim contribuem com inúmeras ações que vão além das funções referentes ao cargo que ocupam.
E mesmo com tudo isso a valorização não vem, e nos frustramos… E nós professores, naturalmente sonhadores… Deixamos de sonhar. E como já disse meu querido Augusto Cury: “Se deixarmos de sonhar, morreremos!”.
Mas como fazer então se somos roubados todos os dias em nosso direito de acreditar?
Sim! Este Governo rouba de nós o bem mais precioso que o ser humano pode ter, rouba de nós o que mantém a nossa raça viva e o que é capaz de nos fazer levantar todos os dias: Rouba de nós a esperança!
E não há como manter a profissão que escolhemos se não houver esperança, esperança em nossos alunos, esperança no amanhã, fé de que as coisas darão certo, de que tudo pode mudar…
E me voltando para a luta… Digo com toda certeza que quando o nosso Governo se alia a Subsede do nosso Sindicato, ele nos rouba esse bem tão precioso e grita para nós: Calem-se! Para vocês não há mais o direito de sonhar, de acreditar, de lutar… Tudo está fechado, tudo está decidido!
Quando este Governo nos persegue, nos acua e nos priva de nosso único instrumento de luta, ele nos sufoca e por alguns instantes sentimos que não vamos dar conta, que não suportamos mais.
Mas é na fraqueza que somos mais fortes e nossos olhos se abrem, e percebemos que ainda há esperança e a creditamos e vamos em frente… Pois, outra de nossas características mais fortes é a coragem. E não vamos parar, temos novamente motivos para acreditar… Descobrimos no ombro do companheiro a força para continuar. E há luta… Ainda tem muita luta…
Não! Não vamos nos calar!

 Patrícia Fernanda

Cadastre-se e Receba as Postagens por EmailEnter your email address:

Delivered by FeedBurnerAo receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

Este post tem 2 comentários

  1. Anônimo

    Também concordo com essa opinião, acredito que na nossa profissão como educadora nunca devemos parar de lutar, pois seres humanos mas acima de tudo lidamos com novas vidas, se perdermos a força estaremos lançando ao vento centenas de vidas sem perspectivas de um mundo melhor, o que é pior estaremos caminhando rumo ao abismo. Por peço a todos nunca pare de lutar, a cada tropeço devemos nos levantar com mais força e energia.

  2. Anônimo

    Também concordo com essa opinião, acredito que na nossa profissão como educadora nunca devemos parar de lutar, pois seres humanos mas acima de tudo lidamos com novas vidas, se perdermos a força estaremos lançando ao vento centenas de vidas sem perspectivas de um mundo melhor, o que é pior estaremos caminhando rumo ao abismo. Por peço a todos nunca pare de lutar, a cada tropeço devemos nos levantar com mais força e energia.

Comentários encerrados.