SEQUENCIA DIDÁTICA – FOLCLORE PARA ALFABETIZAÇÃO

 

1. Apresentação: Inicie explicando o que é folclore e sua importância cultural.

2. Contação de histórias: Conte lendas e contos folclóricos para os alunos, estimulando a imaginação e a compreensão oral.

3. Roda de conversa: Promova uma discussão sobre as histórias ou lendas contadas, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e fazerem perguntas.

4. Desenho ou pintura: Peça aos alunos para desenharem ou pintarem personagens do folclore, como o saci, a mula sem cabeça, entre outros.

5. Recorte e colagem: Faça uma atividade de recorte e colagem, em que os alunos montem um mural com imagens representativas do folclore brasileiro.

6. Caça-palavras: Elabore um caça-palavras com palavras relacionadas ao folclore, como “saci”, “boitatá”, “curupira”, entre outras.

7. Dramatização: Divida a turma em grupos e peça para representarem uma cena de uma lenda folclórica, incentivando a expressão corporal e oral dos alunos.

8. Músicas folclóricas: Apresente canções tradicionais do folclore brasileiro para os alunos ouvirem e cantarem juntos.

9. Produção textual: Peça aos alunos para escreverem uma pequena história baseada no folclore brasileiro, estimulando a criatividade e a escrita.

10. Exposição: Organize uma exposição na escola com os trabalhos realizados pelos alunos, convidando outros colegas e familiares para apreciarem o resultado.

Author: madududa