ATIVIDADES DE SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Trabalhar seriação e classificação de objetos e coisas é de fundamental importância para o crescimento amplo da criança.
classificar é o ato de separar em categorias de acordo com as semelhanças e diferenças existentes. Assim o estudante terá um elemento a mais para poder entender as classificações sociais manifestadas em nossa sociedade e não se deixar levar pelos discursos que querem legalizar essas classificações (GENTILI, 2005). Nesse sentido o educador deve observar as diversas variáveis que, subjetivamente, estão incorporadas em nosso discurso, não apenas no ato de ensinar, mas substancialmente nas nossas opiniões carregadas de preconceitos e de generalizações absurdas acerca de algum fenômeno social.

Author: containerburguer

11 thoughts on “ATIVIDADES DE SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

  1. Na Classificação, a criança agrupa os objetos considerando semelhanças, usando critérios seja de tamanhos, cores, formas, espessuras etc. Já na Seriação, a criança separa os objetos do mesmo modelo por suas diferenças(do maior para o menor, do crescente para o decrescente). Nessa estrutura trabalhamos com as Relações Assimétricas, as quais nos permitem compreender a sequência dos objetos. Na verdade o importante não é só conhecer os algarismos e a escrita, mas sim explorá-lo conforme sua variedade matemática. A criança precisa estar em contato com o objeto, tocar, experimentar, manusear, criar relação com o novo para formar o seu conhecimento. Complemento que trabalhar de forma lúdica a classificação e a seriação são essenciais para o desenvolvimento da criança,ou seja, as atividades devem ser trabalhadas de forma significativa, concreta e divertida. Com a mediação do professor, os jogos desempenham excelente ferramenta para a aquisição dos conhecimentos matemáticos. Espero ter contribuído… Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *