TRABALHO COM CRACHÁS.

O Crachá é um dos primeiros materiais que o aluno tem contato. 
Por isso é uma ferramenta e tanto.

a) fazer uma rodinha com as crianças. Colocar no centro todos os crachás. Pedir às crianças que encontrem os seus crachás.
b) jogo de memória de nomes: distribuir entre os grupos de alunos cartões com os nomes de cada um repetido duas vezes. Cada criança vira dois cartões. Se conseguir acertar, entrega ao seu dono.

c) colocar os crachás sobre a mesa. Cada criança deverá encontrar o seu crachá e voltar ao seu lugar.

d) Confeccionar cartõezinhos com os nomes dos alunos, deixando faltar uma letra. Entregar e pedir para cada aluno descobrir e escrever qual é a letra que falta.

e) O professor entrega os crachás para os alunos. Depois, escreve no quadro uma letra e pergunta quem tem esta letra em seu nome. Continuar com outras letras.

f) Perguntar para os alunos quem tem quatro, cinco, seis, etc. letras no nome. Depois, pedir para separar os crachás que tiverem a mesma quantidade de letras.

g) Colocar os crachás em um varal. Deixar que cada criança pegue o seu.

h) Separar os crachás que começam com a mesma letra.
i) Separar os crachás por ordem alfabética.

j) O professor escolhe o crachá de um aluno e vai dando pistas com as suas características. Exemplo: é loiro, tem olhos azuis, é alto, etc. Depois que os alunos descobrirem quem é, o professor mostrará o crachá.

l) Distribuir entre os alunos os crachás trocados. Cada um deverá procurar o dono do crachá.

m) Quebra-cabeça com nomes e figuras. A criança deverá montá-lo formando a figura e o nome.

n) Cartela do nome: o professor entrega uma cartela com o seu nome. Ele escreverá no quadro uma letra e perguntará: Quem tem estas letra? Marque um X na cartela. O professor irá escrevendo outras letras e os alunos irão marcando na cartela. Vence quem completar a cartela primeiro Variação: O professor poderá colocar letras do alfabeto numa sacolinha e vai sorteando as letras.

o) Quero ver quem é esperto: as crianças devem estar assentadas em uma grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com nomes deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá.


MÚSICA: quero ver quem é esperto
E na roda vai entrar
Atenção agora aos nomes
Que no centro vou jogar.
(Música: Ciranda Cirandinha)

p) Do meu nome surgem outros nomes: a turma será dividida em grupos de quatro alunos, cada um com seu envelope com o alfabeto móvel. Cada aluno deverá retirar as fichas e armá-las na carteira, formando o seu nome, no sentido vertical. Depois, usando outras fichas, eles poderão formar outros nomes: dos colegas do grupo, do professor, de objetos, de frutas, animais, em forma de acróstico.

Este post tem 7 comentários

  1. Anônimo

    Olá estava procurando uma atividade com cracha para a minha turma do 1 ano e encontrei aqui. Adorei e postei em meu blog, com os devidos créditos é claro! Se dé passa lá também meu blog é eduque e transforme. Beijos Cris.

  2. Anônimo

    Procurei uma atividade,brincadeira criativa com crachás e encontrei não uma,mas várias.Parabéns.

  3. Anônimo

    ótimas ideias, vou fazer uso em minha sala de educação infantil com as crianças de quatro anos. Parabéns aos idealizadores.

  4. Anônimo

    Achei tudo e algo mais, parabéns, e muuito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

  5. Anônimo

    Adorei! Vou fazer hoje com meus alunos. Obrigada por compartilhar.

  6. Anônimo

    Muito legal! As vezes a gente sabe mas esquece…Obrigada! Bete

  7. Anônimo

    Muito legal! As vezes sabemos e esquecemos boas idéias como estas. Obrigada! 🙂

Comentários encerrados.